Dicas aos novos proprietários

  Antes de adquirir seu novo mascote,lembre-se,independente de tamanho ou especie,é um ser vivo que merece respeito e cuidados especificos.Assim como nós,os animais também estão sujeitos a problemas de saúde,por causas ambientais ou genéticas e vão envelhecer.Adquira um animal sabendo que terá que fazer certas mudanças de habitos e que está se responsabilisando por uma vida.Caso não queira assumir esta responsabilidade,me desculpe pela expressão,mas,compre um bicho de pelucia       

  Para ter uma boa convivencia com seu novo pet,aqui vai umas dicas:

-não compre animais por modismo ou impulso,nem tudo que é legal para os outros sera de nosso agrado.

- ao levar seu novo mascote para casa,o ideal é que refaça a vermifugação,a qual,assim como as vacinas (V10 e antirrábica)deve ser feita a vida inteira do animal,mas no mínimo 2 ou 3 vezes ao ano,dependendo da região.

 - nunca faça nada para o filhote quando ele chorar.A primeira coisa que ele vai fazer e chorar mais ainda para conseguir o que quer,pois foi a forma que ele encontrou para mostrar que tem o controle da situação.Não seda!!!!Repreenda o filhote!!!!Só o recompense quando ele estiver calmo.

- quando compramos um novo mascote,por mais que não queremos admitir,ele é de todos que moram na mesma casa.Pense:o cãozinho será apenas seu se voces morarem sozinhos...


-desde os primeiros momentos do cãozinho em seu novo lar,não fique com pena!!!Estimule o filhote a ficar um certo tempo sozinho,independente de raça.Vá aumentando gradativamente este tempo.Uma dica muito importate,é deixar  um osso,de preferencia a canela,a qual pode ser adquirido em açougue.O osso além de promover a troca dentaria do filhote,evita que o animalzinho roa móveis e outros objetos.Só ofereça osso,petiscos,ração,água,no local onde o filhote permanecera na ausencia dos proprietários.



- em dias de festa,evite transtornos,deixe seu cãozinho no canil.Muitos casos de intoxicação,ocorrem nestas ocasiões,pois os convidados fornecem varios tipos de alimentos inadequados a dieta canina.

-a quantidade de ração pode variar de acordo com a qualidade do produto,o peso e o grau de atividade do animal.

-não de petiscos ao seu filhote,principalmente se ele não quiser se alimentar.Não é normal um filhote ou adulto não ter apetite.Diminua um pouco a quantidade de ração e leve seu cãozinho para caminhar,se ele estiver saudável,com certesa ele terá fome.Note:cães não injoam da ração,as causas mais comuns da falta de apetite,pode ser falta de exercícios,excesso de peso,verminose,alguém oferecendo outro tipo de alimento ao animal,pois a ração não é o prato preferido dos cães,com certesa ele vai preferir comer uma guloseima que a ração.

 -disponha de um certo tempo para educar e interagir com seu cão.Excesso de atenção não é saudavel!!! com um pouco de disposição,mesmo pra um leigo,é possivel condicionar o filhote quando e quanto latir.


-crie uma rotina saudavel pro seu filhote (horario da ração,local do banheiro,caminha,vasilha de água,etc)quanto mais cedo,mais facil,não sendo necessario o auxilio de um proficional.

- cães são animais de matilha.Como todo animal de matilha,pra que cresça saudavel,precisa de alguém que o diga,o que deve ou não fazer.Por isso pra que ele não se torne um adulto agressivo com um ou mais membros da família,todos devem impor as mesmas regras.O cãozinho também precisa praticar atividades com os outros membros da família(matilha no ponto de vista canino).

-permita que seu filhote tenha atividades siciais com outros cães,ele se torna mais calmo,evita que desenvolva agressividade ou medo de outros cães e estimula o filhote a crescer sabendo que é um cãozinho que faz parte da família.Lembre-se tratar um filhote como se fosse uma criança,traz muitos danos a saúde mental do cãozinho.Ou seja,é o mesmo que tratar uma criança como se fosse um cachorro.


                       Filhote de Spitz Alemão fazendo aula de natação com 2 cães adultos

filhote de Italian Greyhound em companhia de um Cane Corso adulto         

-leve seu cãozinho pra passear,no mínimo 3 vezes por semana,entre 40 e 60 minutos de caminhada.Ele se tornara muito mais calmo e facil de educar.Caso não disponha de tempo,pessa para que outra pessoa o faça.

-Nos dias que não puder caminhar com seu cãozinho,promova o desgaste de energia de outras formas.

                  
Quando apresentado corretamente os cães adoram água,é uma boa pedida,ainda mais em dias quentes.

                            
                            
                               Garrafa pet presa em um varal.

-promova desafios pcicológicos para seu mascote,os cães adoram. Os mantém intretido com uma atividade diferente,que não dispõe de nosso tempo.
                                                                            
Uma garrafa pet com ração no seu interior.Os cães passam um bom tempo descobrindo formas de esvaziar a garrafa.

Colocar a ração debaixo de algo,movel ou pano para que o cãozinho retire.

-caso precise de outras dicas de como alimentar e cuidar do seu novo mascote de uma forma inteligente e evitar consultas desnecessárias ao veterinário,consulte: http://criarcaes.blogspot.com/p/saude.html
                  

               ...Filhote educado é adulto saudável...